Através dessa postagem iremos relacionar as fontes de energia renováveis e não-renováveis.
Fontes de energia do Brasil
População do Brasil
Atividades agropecuárias do Brasil
Canal do Panamá
Duplicação do canal do Panamá num documentário da National Geographic
Industrialização do Brasil
Esse vídeo descreve como começou a industrialização no Brasil. Assistam para saber mais sobre essa fase econômica de grande importância para o desenvolvimento do Brasil.
Questões sobre industrialização do Brasil
O processo de industrialização no Brasil foi iniciado de maneira mais consolidada:
a) pelos portugueses, que viam em sua colônia a potencialidade de produzir mercadorias maquinofaturadas para a metrópole.
b) pelo Governo Vargas, graças aos efeitos sentidos pelo país frente à crise de 1929.
c) pela Ditadura Militar, que se preocupou em mobilizar a mão de obra excedente das grandes cidades em função da ocorrência do êxodo rural.
Trata-se de um processo de desconcentração industrial que acarreta a progressiva desmetropolização do país. Propicia, assim, a diminuição do crescimento populacional das grandes metrópoles em razão da migração da força de trabalho em direção às cidades médias. A industrialização brasileira – felizmente ou não – vem passando por essa etapa do desenvolvimento industrial.
O processo a que o texto se refere e que descreve o atual momento da produção do espaço industrial brasileiro é:
a) a reestruturação produtiva das indústrias.
b) a crescente onda de sonegação de impostos.
c) a pulverização de empresas em várias fábricas espalhadas pelo território.
O processo a que o texto se refere e que descreve o atual momento da produção do espaço industrial brasileiro é:
a) a reestruturação produtiva das indústrias.
b) a crescente onda de sonegação de impostos.
c) a pulverização de empresas em várias fábricas espalhadas pelo território.
a) Juscelino Kubistchek
b) João Goulart
c) Getúlio Vargas
d) Eurico Gaspar Dutra
b) Incorreta – não há nenhum tipo de registro no mapa de que a Zona Franca de Manaus possui um grau de industrialização correspondente a outras regiões do país.
d) Incorreta – apesar de a fronteira natural do país estar diminuindo, o mapa não carrega informações a respeito dos recursos naturais brasileiros.
Resposta Questão 4
Fonte:http://exercicios.brasilescola.com/exercicios-geografia-do-brasil/exercicios-sobre-industria-no-brasil.htm
Motivos do conflito
O conflito entre israelense e palestinos tem motivos religiosos e políticos , territoriais e históricos e naturais. Sobretudo esses motivos se envolvem e tem alguma ligação.
Para saber mais sobre o assunto que é tão complexo e delicado acesse o blog:
Israelenses e Palestinos
Curiosidades sobre Veneza
Assista, reflita e faça um resumo
Esse vídeo do YouTube serve como base de um trabalho, por isso assistam e façam um resumo em dupla. Vejam quantas ideias sobre o assunto:
- Ficou provada a teoria da Evolução de Darwin?
- Como se confronta a religião e a ciência na evolução?
- Existem provas da evolução e onde foram encontradas?
- Dê a sua opinião....
Depois de feito o resumo, enviem para o meu email: mestersantana@gmail .com.
Se o vídeo não abrir em seu computador, acesse esse link para vê-lo:
http://www.youtube.com/watch?v=mfmHVjDCsi0
Primeiros Povos da América
Na opinião de muitos historiadores, o surgimento dos seres-humanos deu-se na África. Somente após muitos anos eles se deslocaram para outras regiões do planeta, até chegarem ao continente americano. Existem diversas opiniões sobre a maneira como estes povos chegaram na América, a mais aceita é de que teriam vindo do Norte da Ásia pelo Estreito de Bering, trecho que faz a separação entre Rússia e Estados Unidos (Alasca). Naquela época, o mar encontrava-se mais baixo devido à glaciação, isso fez com que uma passagem de gelo natural fosse formada entre os continentes americano e asiático e por ela os povos antigos passaram a chegaram à América.
COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e geral. São Paulo: Editora Saraiva, 2005.
http://www.viewzone.com/paleonuke.html
Civilização antiga
Segundo alguns estudos realizados, a ocupação dessa parcela do Oriente Médio aconteceu aproximadamente há 4000 a.C., graças ao deslocamento de pequenas populações provenientes da Ásia Central e de regiões montanhosas da Eurásia. Cerca de um milênio mais tarde, os povos semitas também habitaram essa mesma região. Já nesse período, a Mesopotâmia possuía um expressivo conjunto de cidades-Estado, como Nipur, Lagash, Uruk e Ur.
Essas primeiras cidades são parte integrante da civilização sumeriana, tida como a primeira a surgir no espaço mesopotâmico. Dotadas de ampla autonomia política e religiosa, essas cidades viveram intensas disputas militares em torno de regiões férteis da Mesopotâmia. Nesse meio tempo, os semitas foram ocupando outras áreas onde futuramente nasceriam novos centros urbanos. Entre as cidades de origem semita, damos especial destaque a Acad, principal centro da civilização acadiana.
Nesse período de disputas e ocupações podemos observar riquíssimas contribuições provenientes dos povos mesopotâmicos. Entre outros pontos, podemos destacar a criação de uma ampla rede comercial, códigos jurídicos, escolas, conhecimentos matemáticos (multiplicação e divisão), princípios médicos, a formulação da escrita cuneiforme e a construção dos templos religiosos conhecidos como zigurates. Por volta de 2350 a.C., os acadianos, liderados por Sargão, dominaram as populações sumerianas.
Em 1900 a.C., a civilização amorita – povo de origem semita – criou um extenso império centralizado na cidade de Babilônia. Hamurábi (1728 – 1686 a.C.), um dos principais reis desse império, foi responsável pela unificação de toda a Mesopotâmia e autor de um código de leis escritas conhecido como Código de Hamurábi. Esse conjunto de leis contava com cerca de 280 artigos e determinava diversas punições com base em critérios de prestígio social.
Por volta de 1300 a.C. o Império Babilônico entrou em decadência em resultado da expansão territorial dos assírios. Contando com uma desenvolvida estrutura militar, esse povo ficou conhecido pela violência com que realizavam a conquista de outros povos. As principais conquistas militares do Império Assírio aconteceram nos governos de Sargão II, Senaqueribe e Assurbanipal. Com o passar do tempo, esse opulento império não resistiu às revoltas dos povos dominados por ele mesmo.
No ano de 612 a.C., os caldeus empreenderam uma vitoriosa campanha militar que deu fim à hegemonia dos assírios. A partir dessa conquista ficava registrada a formação do Segundo Império Babilônico ou Neobabilônico. O auge dessa nova hegemonia na Mesopotâmia ficou a cargo do Imperador Nabucodonosor II. Em seu governo, importantes construções, como a Torre de Babel e os Jardins Suspensos, representaram o notável progresso material dessa civilização.
Em 539 a.C., durante o processo de formação do Império Persa, os babilônios foram subordinados aos exércitos comandados pelo imperador Ciro II. Essa conquista assinalou o fim das grandes civilizações de origem mesopotâmica que marcaram a história da Antiguidade Oriental.
Graduado em História
Um novo blog está no ar: No mundo da pesquisa
A partir de hoje quem quiser saber mais sobre História e Geografia pode acompanhar o meu blog porque tem assuntos diversos,curiosidades e muita informação e dicas bem legais para melhorar seu desempenho escolar.